Busque sua Passagem Aérea

24 outubro, 2016

Regra das Gorjetas & Propina no Egito




Viagem e Bagagem


REGRA DAS GORJETAS & PROPINA - EGITO


Muito se fala sobre as gorjetas no Egito. Turistas ficam em dúvida
Mas temos que levar em conta, que quando escolhemos um destino para viajar, temos que considerar os costumes e cultura local. Tem destino que dar gorjeta pode ser ofensivo, outros opcional e alguns até obrigatório e não pagá-las pode ser considerado um ato extremamente grosseiro.
No caso do Egito a gorjeta ou chamado : baksheesh, é cultural sendo considerado como um gesto de educação .
Muitos se assustam com esse detalhe , mas no Brasil já estamos acostumados com as gorjetas diretas e aquelas indiretas que são embutidas em nossas contas , como 10% de garçom.
NO Egito não será diferente . O carregador de mala do Aeroporto e do Hotel ficarão esperando uma gorjeta no final da prestação do serviço . Quanto pagar? A média que pagaria em qualquer lugar que fosse viajar. Não existe regra, apenas a etiqueta de fornecer a gorjeta, como forma de dizer: " Obrigada"
Ao usar o Toalete em qualquer lugar tem uma caixinha para deixar uma moeda ao funcionário que mantem o lugar limpo, Egito não é diferente. Ande com algumas moedas para entregar ao funcionário que estará no ambiente.
Haverá muitos nativos com Camelo e Jumentas no local para que o turista possa tirar uma foto . Tirou uma foto, nada mais que justo contribuir com uma gorjeta.


Viagem e Bagagem


Em todos os pontos turísticos são proibidos fotos dentro dos interiores ( Piramide , Sala das Múmias , Tumbas ....) Mas gentilmente o segurança nativo do local vai oferecer ao turista a oportunidade de Tirar fotos mediante a contribuição com um valor ... que chamamos de propina. Não existe valor estipulado , vale da negociação de cada um.
Viagem e Bagagem
Nos serviços como do Cruzeiro não é embutido a taxa de gorjeta, por isso é de costume no final do Tour deixar uma gorjeta no check out para ser rateado entre ( Atendentes, Garçom , Arrumadores de Quarto, Cozinheiros... ) Assim que fizer o check out receberá um envelope para deixar a contribuição aos funcionários.. novamente digo, não tem valor estimado . Cada um deve avaliar de acordo como achar que foi os serviços prestados pelos funcionários.
Friso apenas uma questão : Nós Brasileiros temos manina de ver com as mãos... NO Egito deve VER COM OS OLHOS.. pegou qualquer produto na mão o vendedor entenderá que você se apossou do produto e deve fazer a compra do mesmo, não aceitando a devolução. Então somente pegue o que realmente for comprar. Parece absurdo, mas devemos sempre lembrar: Estamos em outro país mediante a costumes diferentes .
Uma viajem só é vivida quando realmente estamos dispostos a conviver na cultura, vivenciar um pouco do costume local e compreender norma e lei estabelecida no país!
Mohamed Moses e sua equipe de guias, responsável de receber os Brasileiros no Egito, sempre está a disposição de ajudar os turistas nessas questões , e quando solicitado uma orientação sobre valores a pagar, prontamente ele informará os valores contribuídos para cada tipo de serviço .
BOA VIAGEM A TODOS !



Nenhum comentário: